Nossos AlimentosNossa CozinhaNa Midia
Sobre NosDuvidas?Onde EncontrarPet Delicia
Voce e veterinario? Clique aquí!

A Elaboração das Dietas

As receitas foram cuidadosamente estudadas com o intuito de oferecer o que há de mais saudável em alimentação para Pets. As dietas foram elaboradas buscando agradar ao paladar dos animais através da utilização das mais nobres matérias-primas, que conferem às dietas uma grande qualidade nutricional além de uma palatabilidade superior. Profissionais com grande experiência em Nutrição Pet estiveram envolvidos em cada etapa do processo de elaboração de cada uma das dietas. Todas foram testadas em vários animais em suas condições normais de ambiente e atividade bem como respeitando todas as suas particularidades, desta forma, tendo a certeza de que o animal não teria nenhuma influência que pudesse ocasionar desvios. Para a formulação das dietas, as informações utilizadas foram baseadas nas tabelas com perfis nutricionais de alimentos para humanos, por exemplo, a tabela de composição dos alimentos para humanos - U.S. Department of Agriculture, Agricultural Research Service. 2001 (USDA National Nutrient Database for Standard Reference). Foram utilizados avançados conceitos nutricionais, dentre eles, NRC (2006) e da AAFCO (2005), garantindo aos animais um aporte correto de todos os nutrientes necessários para um crescimento e manutenção ótimos.

Porque Alimentos Cozidos?

A opção por alimentos mais saudáveis vêm principalmente de Proprietários que já possuem em sua própria alimentação um conceito mais natural. De acordo com Villaverde, (2008), os riscos de alimentar cães com dietas cruas ultrapassam os possíveis benefícios. Os processos de cozimento podem alterar as características dos produtos in natura, pois: inicialmente ocorre a perda de água, que promove a concentração dos nutrientes; seguido da incorporação de substâncias provenientes do meio de cocção (ex. óleo, água, temperos) e também perdas para esse meio. O calor, por si só, produz diversas modificações nos componentes químicos do produto in natura, incluindo: composição de ácidos graxos, teores de vitaminas, conteúdo de colesterol, teores e forma das proteínas (BADIANI et al., 2002; POTTER & HOTCHKISS, 1995; ROSA, 2003). Entre os mais variados aspectos positivos dos alimentos cozidos, podemos destacar o aumento da digestibilidade bem como a destruição de alguns patógenos. Na maioria dos alimentos para cães e gatos, o amido, oriundo de fontes vegetais constitui como a maior fonte de energia das dietas de acordo com Cheeke, 1999), citado por Carfioffi et al (2008), podendo, de acordo com Krnofeld (1975) representar até 55 % da matéria-seca dos alimentos, fornecendo até 60 % da energia da dieta. O processo de cocção do amido é de suma importância para que as estruturas pouco digestíveis passem a ter um maior coeficiente de digestibilidade, contribuindo para o melhor aporte de energia deste ingrediente (Murray et al., 2001). Devido à alta digestibilidade, dietas à base de arroz, produzem um menor volume de fezes, uma vez que, pela alta digestibilidade, há mínima fermentação de amido residual no intestino grosso, diminuindo quadros de diarréia.

Alimentos completos e balanceados.

Nossos alimentos são completos e balanceados. Cães e gatos são inaptos fisiologicamente à produção orgânica de certas vitaminas, o que nos levou a suprir de forma correta todas, com a finalidade de evitarmos qualquer tipo de carência. Através da suplementação dos principais minerais e vitaminas que não são encontrados em quantidades suficientes nos ingredientes in natura além de uma partição correta de proteínas, carboidratos e demais nutrientes. O balanceamento das dietas foi feito com o auxílio de avançados programas de formulação, com isso, garantindo um alimento que corresponde corretamente ao seu conceito

Pet Delícia x Comida Caseira

As receitas da Pet Delícia foram elaboradas dentro das mais rigorosas normas nutricionais, com a finalidade de atendermos à todos os requerimentos diários dos animais, evitando qualquer tipo de carência ou mesmo excesso de nutrientes. Dietas caseiras mal balanceadas podem promover carências das mais variadas, como por exemplo, dos minerais cálcio, fósforo, e certas vitaminas. As dietas da Pet Delícia contém aporte correto de vitaminas e dos principais minerais requeridos diariamente por cães e gatos (NRC 2006), estes, em sua forma mais disponível aos animais, ou seja, quelatos. Além da suplementação, a Pet Delícia possui em suas dietas alimentos funcionais que auxiliam na flora microbiana do intestino, promovendo saúde intestinal.

Como introduzir a nova alimentação?

Pets de forma geral possuem uma grande sensibilidade com relação à alterações de dietas, desta forma, comumente observamos casos de diarréia, em especial, por mudanças alimentares mal feitas. As receitas da Pet Delícia, por serem alimentos de fácil digestão e de ótima qualidade proporcionam facilidade na transição. A introdução do alimento pode ser feita de forma completa dividindo a quantidade total diária em no mínimo 4 refeições ou, de forma parcial de acordo com as recomendações abaixo:

  • 1° dia – 80 % do volume de ração anterior (conforme indicação do fabricante)
    + 20 % do volume recomendado do produto Pet Delícia para o peso do animal.
  • 2° dia – 60 % do volume de ração anterior (conforme indicação do fabricante)
    + 40 % do volume recomendado do produto Pet Delícia para o peso do animal.
  • 3° dia – 40 % do volume de ração anterior (conforme indicação do fabricante)
    + 60 % do volume recomendado do produto Pet Delícia para o peso do animal.
  • 4° dia – 20 % do volume de ração anterior (conforme indicação do fabricante)
    + 80 % do volume recomendado do produto Pet Delícia para o peso do animal.
  • 5° dia –100 % do volume recomendado do produto Pet Delícia para o peso do animal.

No início do processo de substituição do alimento as fezes do animal podem sofrer alterações e apresentarem-se mais amolecidas e com coloração diferente da habitual. Esta situação deve se resolver no final da primeira semana de adaptação à nova dieta. Se o problema continuar, um Médico Veterinário deve ser consultado.

Zootecnista Ana Paula Pereira

Pós-Graduada em Nutrição de Cães e Gatos Mestranda em Nutrição Animal

Referências Bibliográficas

ASSOCIATION OF AMERICAN FEED CONTROL OFFICIAL - AAFCO. Official publication 2005, Association of American Feed Control Official, 2005.

BADIANI, A.; STIPA, S.; BITOSSI, F.; GATTA, P. P.; VIGNOLA, G.; CHIZZOLINI, R. Lipid composition, retention and oxidation in fresh and completely trimmed beef muscles as affected by commom culinary practices. Meat Science, Oxford, v. 60, n. 2, p. 169-186, Feb. 2002.

CARCIOFI, A.C. Fontes de proteína e carboidratos para cães e gatos. Revista Brasileira de Zootecnia, v.37, p.28-41, 2008 (supl. especial).

KRONFELD, D. S. Nature and use of commercial dog foods. Journal of the American Veterinary Medical. Assoc., v. 166, p. 487-493, 1975.

MURRAY, S.M.; FLICKINGER, E.A.; PATIL, A.R. et al. In vitro fermentation characteristics of native and processed cereal grains and potato starch using ileal chime from dogs. Journal of Animal Science, Savoy, v. 79, p. 435-444, 2001.

NRC - Nutrient Requirements of Dogs and Cats. National Research Council. The National Academy Press: Washington, D.C. 2006. 398p.

TABELA DE COMPOSIÇÃO DE ALIMENTOS - U.S. [2001]. Department of Agriculture, Agricultural Research Service. USDA Nutrient Database for Standard Reference. Release 14.

VILLAVERDE C.Alternative Nutrition: Assessing Home Cooked and Raw Diets. Canine Medicine Symposium. 2008.

+ Alimento natural cozido para cães apresenta alguma desvantagem?

Uma das maiores desvantagens é o tempo de preparo da comida para cachorros. Tudo tem que ser bem equilibrado, para que não falte nutrientes, bem preparado e bem estocado. Por muitas noites, fizemos comida até a madrugada para nossos cachorros. Fazer alimentos naturais balanceados é muito difícil e cansativo e por isso tivemos ideia de fazer em maior escala nossos alimentos para outros donos de cães que gostariam de oferecer uma comida gostosa e saudável para seus bichinhos. Outra desvantagem é quando viajamos. O que oferecer quando viajar para o meu cachorro se ele estiver acostumado com comida fresca? Você pode levar os alimentos congelados em bolsa térmica. Caso isso não seja possível recomendamos que você pergunte no local aonde você vai se hospedar se é possível cozinhar um pouco de frango, legumes e arroz. Sabemos que tudo isso é muito trabalhoso, mas por outro lado, um cão alimentado com comida fresca está menos propenso a doenças, é mais feliz e tem mais longevidade.

+ O meu veterinário recomenda apenas o uso de ração seca. O que eu posso fazer?

A ração seca é recomendada por quase todos os veterinários aqui no Brasil. Converse com ele e explique que os alimentos da Pet Delícia obedecem aos padrões exigidos pelo Ministério da Agricultura e que foram elaborados com a ajuda de especialistas em nutrição animal dos maiores centros de referência da área do país: a Universidade Estadual de São Paulo e a Universidade Federal de Lavras. Recomende ao veterinário do seu mascote uma visita ao nosso site, onde ele encontrará um folheto, escrito especialmente para ele. Você também pode dizer que temos um veterinário à disposição para esclarecimento de eventuais dúvidas.

+ Os alimentos da Pet Delícia podem ser comparados a uma ração super premium?

Sim, nossos alimentos, em termos de ingredientes, estão dentro dos parâmetros dos exigidos para uma ração super premium, porém ―com uma grande diferença ― não usamos palatabilizantes, corantes e conservantes. Também não usamos produtos derivados ou subprodutos – todos os nossos ingredientes são de primeira qualidade e podem ser consumidos por humanos também!

+ Como foram desenvolvidos os alimentos da Pet Delícia?

Nossos alimentos naturais foram desenvolvidos em conjunto com uma especialista em Nutrição Animal da UNESP e uma zootecnista pós graduada na Universidade Federal de Lavras. Você pode ler mais em Sobre Nós.

+ Posso dar ossos e carne crua para o meu cachorro?

Alimentos crus para cães também são uma forte tendência na Europa, Estados Unidos e Oceania, e esse movimento gerou duas dietas famosas que utilizam alimentos crus, a BARF – Biologically Appropriate Raw Food, que propõe a oferta aos peludos de carnes e ossos crus, legumes e frutas, e a Raw Meaty Bones, que prioriza a oferta de carnes, vísceras e ossos carnudos. Nós também gostamos destas modalidades, mas dentro do que pesquisamos e dentro das possibilidades comerciais brasileira, acreditamos que a comida fresca cozida é mais adequada para uma alimentação saudável e equilibrada.

+ Posso oferecer a minha comida para o meu cachorro?

Antigamente, os cachorros comiam as sobras das refeições, mas, hoje em dia, sabemos que sal em excesso, temperos e muita gordura não fazem bem aos peludos. O ideal para eles é uma dieta específica e balanceada.

+ Por que não alimentos naturais cozidos para os bichanos também?

Sim, nós também adoramos gatos! Também temos um felino gourmet, o Dino, que em breve provará as nossas receitas. Aguardem vocês também! Miauuuuuuuuu!

+ Quais são as vantagens com alimentos naturais cozidos?

- Mais palatabilidade
- Limpeza dos dentes mais fácil
- Volume de fezes menor
- Urina mais clara e volume maior
- Não sobrecarrega o aparelho digestivo
- Cachorro mais saudável
- Pelagem mais bonita
- Um cachorro mais feliz e ativo

+ Posso misturar a ração seca e alimentos naturais cozidos?

O ideal é usar apenas a comida natural cozida, uma vez que ela é balanceada, deliciosa e saudável. Caso queira usar ração seca com alimentos naturais cozidos, consulte nosso veterinário, para calcular a proporção ideal entre os alimentos.

+ Como faço a troca da ração convencional para alimentos naturais cozidos?

Essa troca deve ser feita de forma gradual e cuidadosa. É comum observar fezes moles e até diarreia por alguns dias, mas em uma semana seu cão estará bem adaptado e feliz com os alimentos naturais cozidos, preparados especialmente para ele. Consulte nosso veterinário para orientar melhor a substituição de um alimento para outro.

Sugerimos seguir essa tabela:

Tabla

+ Como saber se as fezes do meu cachorro estão “ok” ?

Observar as fezes do seu cachorro é uma maneira de saber se a saúde dele está bem. Muitos donos adoram quando as fezes dos peludos estão bem secas. É bem mais fácil coletar do chão, não é? Por outro lado, muitas pessoas desconhecem que fezes muito duras e ressecadas podem provocar diversos problemas graves nos bichinhos. Os especialistas em nutrição animal classificam as fezes dos cachorros em seis tipos e até usam um ranking para isso. Aqui está ele:
0- fezes líquidas;
1 –fezes pastosas e sem forma;
2- fezes pastosas, mal formadas, mas quando estão em algum recipiente assumem alguma forma;
3- fezes macias, úmidas, formadas, que marcam o chão;
4- fezes bem formadas, consistentes, que não marcam o chão;
5- fezes bem formadas, secas e duras.
O ideal é que as fezes estejam entre os números 3 e 4. E como estão as fezes do seu cachorro?

+QUAL A QUANTIDADE DE COMIDA DEVE SER OFERECIDA DIARIAMENTE A UM CACHORRO E A UM GATO?

Temos uma tabela disponível com o peso e a idade do cachorro e a quantidade diária de comida a ser oferecida. Tabela de consumo

FRANGO

Peso do animal

1-5kg

5-10kg

10-20kg

20-30kg

30-40kg

40-60kg

60-80kg

Quantidade

160-360g

360-600g

600-1200g

1200-1500g

1500-1750g

1750-2250g

2250-2750g

CARNE

Peso do animal

1-5kg

5-10kg

10-20kg

20-30kg

30-40kg

40-60kg

60-80kg

Quantidade

150-350g

350-580g

580-1160g

1160-1440g

1440-1700g

1700-2180g

2180-2640g

CORDEIRO

Peso do animal

1-5kg

5-10kg

10-20kg

20-30kg

30-40kg

40-60kg

60-80kg

Quantidade

150-340g

340-570g

570-1130g

1130-1400g

1400-1660g

1660-2140g

2140-2590g

FILHOTES FRANGO

Raças pequenas e médias

Peso do animal

1-3 meses

3-6 meses

6-12 meses

0,25-0,50kg

65-100g

x

x

0,50-1kg

110-180g

90-150g

x

1-5kg

180-600g

150-480g

110-360g

5-10kg

600-1000g

480-810g

360-610g

10-15kg

x

810-1100g

610-830g

25-20kg

x

x

830-1020g

FILHOTES FRANGO

Raças grandes e gigantes

Peso do animal

1-3 meses

3-9 meses

9-18 meses

2,50-5kg

360-600g

x

x

5-10kg

600-1010g

480-810g

x

10-15kg

1010-1370g

810-1095g

610-830g

15-20kg

1370-1700g

1095-1360g

830-1020g

20-30kg

1700-2300g

1360-1840g

1020-1380g

30-40kg

x

x

1380-1720g

GATO

Peso do animal

0,5-1kg

1-2kg

2-4kg

4-6kg

6-8kg

8-10kg

Quantidade

30-55g

55-110g

110-215g

215-325g

325-430g

430-540g

+ Cães obesos podem emagrecer?

Sim, os alimentos naturais cozidos são ideais para cães obesos e podem substituir as rações light. Aliás, uma redução de peso pode ser observada também em cães não obesos, quando trocamos as rações secas por alimentos naturais cozidos. Estar mais gordinho não significa estar mais bem alimentado. A Pet Delícia também conta com uma zootecnista que pode elaborar um programa individual de emagrecimento para o seu cachorro.

+ O alimento natural cozido pode melhorar o hálito do meu cachorro?

Sim, porque um alimento melhor digerido mantém equilibrado o ph estomacal e bucal, evitando o mau hálito.

+ O alimento natural cozido aumenta o tártaro do meu cachorro?

Qualquer alimento pode provocar acúmulo de tártaro nos animais. No entanto, observamos que a limpeza dos dentes é mais fácil em cachorros que consomem alimentos naturais cozidos. Lembramos também que os dentes dos peludos podem ser limpos naturalmente por meio de oferecimento de ossos recreacionais e vegetais crus, como a cenoura.

+ Meu cachorro depois de comer alimentos naturais cozidos vai sempre pedir comida enquanto faço uma refeição?

Entendemos que cães bem educados respeitam seus donos na hora do sono, lazer e, principalmente, durante as refeições da família. Na nossa casa, Chico, Pluma e Eko participam dos almoços de família, mas sabem que devem esperar a hora da alimentação deles.

+ O alimento natural cozido da Pet Delícia é orgânico?

Não, a nossa comida é preparada com os melhores ingredientes, sem conservantes, corantes e sabores artificiais, mas ela não é preparada com produtos orgânicos. Nossos futuros objetivos já consideram o desenvolvimento de uma linha Pet Delícia orgânica.

+ A Pet Delícia distribui para outros estados?

No momento, vendemos nossos alimentos apenas em nossa loja e em pet shops parceiras no Rio de Janeiro. Caso você tenha interesse em receber nossos produtos em outro estado, envie-nos um e-mail. Após avaliarmos sua solicitação, entraremos em contato.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Duvidas